A importância da Leitura para a primeira infância

20/11/2011 22:03

 

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA.

A proposta de criar o Projeto Ler e Criar é só começar tem como objetivo desenvolver a vontade de ler e fazer desta leitura um hábito de lazer e conhecimento. A Professora criadora do Projeto, Maria Cristina de Araújo menciona que o espaço biblioteca é essencial, ela enriquece a cultura do aluno desenvolvendo neles aspectos sociais e intelectuais, por meio dos livros desde a primeira infância.

O hábito da leitura necessita ser inserido, estimulado e treinado desde a infância, envolvendo os diversos tipos de leitura, seja em sua educação nata (em casa) ou no contínuo (na escola, no trabalho) e por toda a vida.

O projeto mencionado já esta sendo executado na Indústria do Conhecimento, envolvendo toda a rede municipal de ensino, com as turmas de Educação Infantil e as turmas do Ensino Fundamental, com visitas semanalmente em dias e horários organizados e pré-estabelecidos.

Apesar de a escola possuir um papel importante na formação de leitores, não podemos esquecer, que é só um dos espaços nos quais ocorre o encontro com os livros, e que a leitura escolarizada está muito longe de esgotar todas as possibilidades do ato de ler. Por isso esse projeto tem como objetivo geral, mostrar que existem espaços diferentes dos das escolas, nos quais os alunos e educadores possam ter uma relação mais livre e pessoal com as mais diversas literaturas.

Maria Cristina de Araújo

Pedagoga, atual Monitora da Indústria do Conhecimento 

—————

Voltar